Logo Funeso

Portal do Aluno

 

 

CURSO DE LICENCIATURA EM HISTÓRIA

 

 

 

 

O CURSO:

 

 

O curso de História da UNESF-FUNESO tem como missão precípua dar ao discente um conhecimento da História articulada à realidade, uma visão crítico e reflexiva aliada a uma educação que contemple o novo paradigma da sociedade voltada para os problemas da contemporaneidade: mercado de trabalho, globalização e multiculturalismo.

 

 

GRADE CURRICULAR:

 

Matriz Curricular 2011.1 

 

 

 

 

 

O QUE LHE RESERVA A CARREIRA:

 

 

O Historiador é peça fundamental em todas as culturas. É esse profissional quem preserva os tesouros do passado, interpreta a História e aprofunda o conhecimento do presente. A ligação com o cotidiano está tornando a História cada vez mais atraente para o grande público. Nos últimos anos, os historiadores começaram a aprofundar suas pesquisas e atualmente estão preocupados em repensar a construção da História.

O Ensino Superior oferece um bom mercado, em virtude da presença da disciplina  História em praticamente todos os currículos da área de Ciências Humanas. Há também, no Ensino Fundamental e Médio, uma perspectiva mais promissora.

Novas oportunidades estão surgindo para o profissional de História através da Internet, com os historiadores prestando consultoria para empresas e instituições que desejam resgatar sua memória empresarial. A procura por professores virtuais de várias disciplinas e pesquisadores de conteúdo com formação em História também vem crescendo.

O mercado de trabalho para historiadores vem se expandindo. Prefeituras e Municípios têm feito concursos para o Ensino Fundamental e Médio. O aumento no número de entidades particulares de Ensino Superior e de cursos preparatórios de diferentes ramos vem gerando uma demanda crescente por professores de História. 

Na área das atividades de pesquisa e consultoria para produções culturais, a expansão é visível e, nos centros de pesquisa histórica, o mercado tem se mostrado estável.

 

 

 

 

PRINCIPAIS FUNÇÕES:

 

 

O graduado em História dispõe de um vasto leque de escolhas para o desempenho de suas atividades:

 

  • ensino;

 

  • pesquisa;

 

  • organização de arquivos históricos e bancos de dados;

 

  • trabalhos em museus, empresas e editoras;

 

  • atuação como produtor de arte, contratado por emissoras de televisão para ambientar personagens, orientar figurino, decoração de interiores e cenários externos, de acordo com o estilo da época em que se desenvolve a trama;

 

  • atuação como produtor cultural requisitado para elaborar a contextualização dos mais diversos temas em assuntos de interesse específico, como enredos de escolas de Samba.   

 

 

 

 

REGULAMENTAÇÃO:

 

 

O Ministério da Educação, com base no Decreto n0 83.857 de 15 de agosto de 1979 e do Parecer do Conselho Federal de Educação n0 758/85 e através da Portaria n0 1086 de 31 de dezembro de 1985, concedeu o reconhecimento do curso de Licenciatura Plena em História. 

O PLS 368/09, projeto de lei que regulamenta a profissão de historiador, foi aprovado pelo Senado e se encontra em tramitação.Apresentadaem 2009, a proposta determina os requisitos para o exercício da atividade e exige o registro desses profissionais em órgão específico.

 

 

 

DURAÇÃO:

 

 

8 PERÍODOS

Carga Horária de disciplinas de Formação Específica: 1.800 h

Carga Horária de disciplinas de Formação Pedagógica: 600 h             

Práticas Pedagógicas: 408  h

Estágio Supervisionado: 400 h

Atividades Acadêmicas Científicas Culturais: 200 h

Carga Horária Geral: 3.408 h