Logo Funeso

Portal do Aluno

Fotos FUNESO

 

 

CURSO DE BACHARELADO EM FONOAUDIOLOGIA

 

 

 

 

FINALIDADES OU OBJETIVOS:

 

 Proporcionar aos alunos a vivência da prática fonoaudiológica em todas as suas áreas, com a realização de atividades de prevenção, avaliação, diagnóstico e tratamento em fonoaudiologia nas áreas: Voz, Motricidade orofacial, Audiologia educacional, Disfagia, Fono Educacional, Linguagem e Saúde Coletiva.

Realizar  atividades  de Triagem  Fonoaudiológica, que é realizada realizada pelos alunos  pertencente ao 6 º   (sexto) período do curso de Fonoaudiologia da FUNESO – UNESF .

 

 

CLÍNICA ESCOLA DE FONOAUDILOGIA


 A Clínica Escola de Fonoaudiologia  da FUNESO – UNESF, localiza-se na avenida Getúlio Vargas, 653, em Olinda , PE.  Ela materializou toda a concepção do ser humano a qual é trabalhada pelo colegiado do curso exprimindo o projeto político pedagógico e o respeito à pessoa que necessita de acompanhamento fonoaudiológico nas questões relacionadas à comunicação humana.  Foi projetada considerando todas as áreas  da fonoaudiologia possibilitando ao aluno a prática fonoaudiológica em todas as áreas da saúde articulando-a com os conteúdos sedimentados nas disciplinas teóricas.
Durante a avaliação do MEC recebeu a classificação 5 para todos os pontos avaliados.


OBJETIVOS:


 Proporcionar aos alunos a vivência da prática fonoaudiológica em todas as suas áreas, com a realização de atividades de prevenção, avaliação, diagnóstico e tratamento em fonoaudiologia nas áreas: Voz, Motricidade orofacial, Audiologia educacional, Disfagia, Fono Educacional, Linguagem e Saúde Coletiva.


Realizar atividades de Triagem  Fonoaudiológica.


ESPAÇO FÍSICO: 01 recepção, 01 sala de coordenação, 01 sala de convivência para os alunos, o Setor de Audiologia e o Setor de Terapia.

 

GRADE CURRICULAR

 

Matriz Curricular 2009.1

Matriz Curricular 2011.1

Matriz Curricular 2012.1

 

 

SETOR DE TERAPIA


ESPAÇO FÍSICO: 10 salas de terapia climatizadas equipadas com espelho espião.

SERVIÇOS: Os serviços fonoaudiológico realizados sob a forma de atendimento fonoterapêutico abrangem  as áreas  de Voz, Motricidade orofacial, Audiologia educacional, Disfagia, Fono Educacional, Linguagem e Saúde Coletiva e se destinam tanto à prevenção quanto ao tratamento dos distúrbios relacionados a essas áreas, bem como ao aperfeiçoamento da Comunicação Humana.  São realizadas triagem fonoaudiológica, e Avaliação acústica da voz

 


SETOR DE AUDIOLOGIA


ESPAÇO FÍSICO: 02 salas climatizadas de avaliação audiológica para adulto, 02 salas climatizadas de avaliação audiológica infantil, 01 sala climatizadas para avaliação otoneurológica, 01sala para supervisão.  

 


EXAMES REALIZADOS:

 

  • Audiometria tonal,
  • Audiometria vocal e Imitanciometria,
  • Avaliação acústica computadorizada da voz ,
  • Exame Otoneurológico (testes de labirinto),
  • Exame de Otoemissões acústicas ou Teste da Orelhinha (Não existe em outro serviço público em Olinda),
  • Audiometria tonal infantil condicionada e
  • Avaliação auditiva instrumental.

 

 

INFORMAÇÕES:

 

TÍTULO OBTIDO: Bacharel em Fonoaudiologia

CARGA HORÁRIA: 3.135

DURAÇÃO: 4 anos

TURNO: Diurno

VAGAS NO VESTIBULAR: 40 vagas (anual)

 

ATOS LEGAIS: 

O Curso de Fonoaudiologia da Fundação de Ensino Superior de Olinda, FUNESO, foi RECONHECIDO pela Portaria Ministerial nº 987 publicada no DOU de 27 de julho de 2009.

A Profissão de Fonoaudiólogo foi regulamentada pela Lei de n. 6965 em 09 de dezembro de 1981.